Margarida de Araujo

A reutilização do plástico. Projeto na área do ambiente e das alterações climáticas.

Conceito:

Hoje em dia, sabemos da quantidade de plástico que está abandonado no meio da natureza. Importa dar ao lixo plástico que é largado no meio da natureza, nos oceanos, nas praias e nos campos, uma utilidade que o resgate: transformar estes desperdícios em obras de arte - esculturas e murais. Valoriza esse plástico que está como resíduo e torna-o matéria-prima com potencial valor artístico e assim, relembra, também a importância de se criar alternativas ao uso do plástico.

A integração através da arte. Pintar a Música. Desenha12. Projetos sociais.

Conceito;

Pintar com a Musica, foi um projeto de Laurent Filipe, o Musibéria, e o Atelier Galeria Margarida de Araújo. Dirigido a um público escolar dos 7 e os 10 anos, visou aproximar as crianças à mùsica através da pintura. No Desenha12, o Atelier realizou uma série de workshops de desenho para um público senior, criando a oportunidade de desenhar a pessoas, que tenho ido à escola não tinham tido a ocasião de o fazer porque a escola servia só para ensinar a fazer contas e a ler.

A Arte em espaço rural. Criação de objetos artísticos em pleno campo de produção agrícola.

Conceito:

Muda a paisagem, mudam os meios e as condições de produção, muda o modo de o agricultor desenvolver o seu trabalho. A transformação alguns equipamentos e instalações relacionadas com a agricultura em objetos artisticos, é um reflexo dessa inovação. è o caso da sede da ACOS- associação de agricultores do Sul, decorado com pinturas digitais, e da Tulha do monte Carvalheira em Fereira do Alentejo, um equipamento agro-industrial, transformado num objeto artístico inspirado no olival.