Margarida de Araujo

 
 
 
 
Margarida de Araujo - biografia  
 
 
1967, portuguesa nascida em Moçambique.  
Tem o seu atelier em Serpa, Alentejo, onde trabalha em escultura, pintura, cerâmica, desenho, etc...  
Prepara atualmente uma série de exposições e projetos artisticos. 
 
2024  
Em residência artística em Berlim, em novembro, onde desenvolve um projeto de pintura e desenho e pode conhece de perto  
a cena artística berlinense. Visita museus e exposições, em Barcelona, Veneza, Berlim, Paris, e Bilbao, entre novembro e setembro.  
Participa numa coletiva em Veneza, em outubro. Executa um mural, alusivo ao Alentejo, na rua de São Marçal, de Lisboa, em Junho.  
 
2023 
Realiza a Oliveira, do Lagar da Olibest, uma escultura com quase seis metros de altura, visível na estrada entre Serpa e Ficalho.  
Coordena a pintura mural na Casa da Cultura, em Beja, integrada e dedicada às Jornadas Mundiais da Juventude, em Agosto.  
 
2022 a 2018 
Expõe individual e coletivamente em Lisboa, Beja, Ferreira do Alentejo, Mourão, Serpa, participa na Bienal de Cerveira e realiza uma  
residência artística em Sevilha de escultura, com o objetivo ecológico de reaproveitar o plástico como uma matéria-prima escultórica.  
Promove regularmente a realização de workshops de artes plásticas, (em alemão, inglês e português) em Albernoa, Alqueva e Serpa.  
Cria intervenções artísticas em espaço rural, como foi o caso da pintura digital aplicada na Tulha do Monte da Carvalheira em Ervidel.  
Ilustra vários livros de poesia para diferentes autores alentejanos, utilizando desenhos pré-existentes ou criando ilustrações, depois  
transformadas em pinturas digitais, alusivas a cada poema do projeto, criando o conteúdo para expor nas apresentações dos livros.  
 
20218 a 2010  
Expôs em Paris, Lisboa, Sevilha, Porto, Évora, Aljustrel, Ourique, entre outras cidades, e integra coletivas em Beja e Serpa.  
Executa a obra pública Comemorativa do Trigésimo Aniversário da Ovibeja, escultura de quatro metros de altura em betão.  
Organiza no seu Atelier Galeria, em Serpa, eventos como exposições , recitais de poesia, workshops, instalações de artistas, em  
diversas técnicas e meios de expressão: escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo arte, performances, etc… em colaborações  
com agentes culturais, dentro e fora do atelier, em espaços de cultura e exposição no Porto, em Lisboa, Évora e Beja e Mourão.  
 
 
2010 a 1996 
Frequenta o curso de Artes Plásticas e Multimédia, na Escola Superior de Ensino de Beja, do Instituto Politécnico de Beja.  
Professora de cerâmica na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural e na Escola de Artes e Ofícios de Serpa, dá formação  
profissional de artes aplicadas, de cerâmica e recriação de património na Comporta, em Barrancos, em Alcácer do Sal e Serpa.  
Participa em diferentes exposições com artistas plásticos de renome, como Raul Pérez, Rico Sequeira, e António Inverno, em Beja,  
Serpa e Ficalho. Integra mostras de arte em Portugal: Lisboa, Beja, e Évora e no estrangeiro, como França, em Tarnos e Espanha, 
em Sevilha e Punta Umbria. É representada pelo Centro Português de Serigrafia com diferentes múltiplos de esculturas da sua autoria.  
Estabelece o seu atelier de cerâmica em Serpa onde cria as suas primeiras obras de escultura cerâmica.  
 
 
Até 1996  
Frequenta diferentes cursos e formações profissionais na área da cerâmica, em Lisboa, Óbidos, Caldas da Rainha,  
e vive temporariamente em Londres, em Roma e em Viena onde visita escolas e feiras de arte, aprende em ateliers, frequenta cursos de cerâmica e pintura.